domingo, 21 de outubro de 2007

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?


É na corrida pela audiência que o SBT tropeça nas próprias pernas. O brinquedinho de Sílvio Santos não consegue se sustentar com as freqüentes mudanças que faz na grade. Daí vem a pergunta que não quer calar: o SBT não tem audiência por que muda a programação, ou muda a programação por que não tem audiência?

Vira e mexe, você liga sua TV para assistir o programa que acompanha quando tem a tão desagradável surpresa de que está passando outra coisa. E o pior, você não faz a mínima idéia do que aconteceu com o programa que queria ver. Programa Livre é um exemplo clássico: na época de Serginho Groisman, trocou de horário mais de dez vezes! Esses dias mesmo eu liguei minha TV para assistir Chaves, e tamanha foi minha admiração quando dei de cara com o Programa do Ratinho. O pior de tudo é que os programas que se alternam se quer são voltados para o mesmo público. Ora, se eu liguei a TV para ver Chaves é porque não tenho interesse nenhum em assistir Ratinho! São gêneros totalmente opostos.

Chaves é outra coisa que me indaga. Precisou de uma saída estratégica? Taca logo Chaves na grade que a questão tá resolvida. Concordo que o humorístico mexicano é inigualável, que cativa mesmo e dá audiência. Mas daí a ser a solução para todos os nossos problemas já é demais.

Falta de ética também é coisa corriqueira na emissora paulista. Jackeline Petkovic, quando apresentava o infantil Bom dia & Cia. foi substituída da noite pro dia pela dupla Jéssica e Kauê. O motivo? O salário de duas crianças é mais baixo do que de uma apresentadora em ascensão. Aliás, já perdi as contas de quantas vezes o matinal trocou seus apresentadores. Outra passagem inacreditável foi a volta de Chiquititas. O SBT colocou a novela de volta na programação sem pagar os direitos conexos da produção. Resultado? Quatro meses depois, sendo a emissora processada em massa, a justiça decretou a retirada imediata do produto do ar.

Ah, outra coisa, já visitaram o site do SBT? Assim que você acessa, ao invés de entrar no site propriamente dito, é surpreendido por uma página de fofoquinhas internas: "É verdade ou é mentira?", mostrando o que a emissora tem de melhor (?) e as intrigas do oposição...

Mas enfim... se você ainda tem esperanças de continuar vendo seu programa no mesmo horário, arranje um banquinho e espere sentado. Recentemente, a própria apresentadora do Jornal do SBT não sabia qual atração anunciar na seqüência... (http://www.youtube.com/watch?v=Z-xn7ZcvT0w). Depois me acusam de puxar o saco da Globo, mas pelo menos esse problema eu não tenho. Lá, grade nova é uma vez por ano e com sutis modificações. Piada mesmo é ouvir no começo do ano o SBT anunciar sua 'nova' programação... e a propósito a que horas passa oito e meia no cinema? Ainda não consegui descobrir...

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa...ADOREI!! hehe
A "o SBT não tem audiencia por que muda a programação, ou muda a progração por que não tem audiência"
Falou tudo!! hehe
Eu já tinha visto esse video do youtube, aliás, hilario...rsrs
Bom, de qualquer forma, adorei o texto!!
E respondendo a pergunta do "8 e meia no cinema" se não me engano começa as 9...parece novela das oite, né?!?! hehe
Bjosss