Acho que nunca fiquei tão em cima do muro quanto hoje na hora de escrever esse post. Há três semanas que venho adiando escrever sobre O Sistema, e confesso não estar totalmente seguro ainda.
O humorístico é bom, tem sacadas fenomenais, bem diferente do que temos visto ultimamente. Mas afinal das contas, o projeto é de Alexandre Machado e Fernanda Young, que sabem muito bem o que fazem, e sempre vêm com algo inovador. Até que enfim alguém ainda pensa nesse mundo! E tendo Selton Melo à frente do elenco, dispenso meus próprios comentários. Ney Latorraca e Zezé Polessa estão impecáveis. São daqueles veteranos que realmente têm talento, e não apenas cresceram na profissão numa época onde poucos haviam. Minha grande satisfação, na verdade, é Graziela Moretto, com sua impagável operadora de telemarketing. A atriz é ótima, não sei porque não conseguiu se firmar na emissora até hoje.
Duas coisas, entretanto, me desagradam. A primeira delas é Maria Alice Vergueiro, numa simples repetição de Tapa na pantera. Fiquei decepcionado ao ver a, até então, fabulosa atriz do sucesso da internet se auto-plagiando nas noites de sexta. Não sei se a intenção é essa, e se for, também não é das melhores. A segunda é a atmosfera retro, ao meu ver, outro auto-plágio de Os Aspones, lembram? Também do casal Machado e Young, também com Selton Melo encabeçando o elenco, também com um ar retrô. Em O Sistema tudo é arquetípico demais: cenários, figurino e maquiagem. Mas enfim... não tem tu, vai tu mesmo.
Mas a idéia é legal – apesar de a maior parte do público não ter sido tão receptiva – e não dá pra negar que é uma proposta nova, ousada, diferente de todas as "formulinhas infalíveis" que tentam nos iludir até hoje. Vou continuar assistindo até me sentir confortável pra dizer algo mais palpável.
Um comentário:
João,
adorei conhecer seu Blog. E só abri por ver a referência sobre O Sistema (que considero absolutamente genial).
Achei sua crítica muito inteligente. Mais do que isso: uma proposta que lança até sugestões p/ a Maria Alice Vergueiro se reinventar (porque ela é ótima e pode se renovar. Reconheço não é um HUMOR DE PRIMEIRA, piada pronta...a ficha cai depois...mas vai lá no ponto G. Como vc diz é uma proposta inteligente e MÓVEL. Acho que nós, o BRasil INTEIRO pode escrever junto com esse casal fantástico. Trata-se dos nossos códigos, senhas mil, enlouquecedores ppr/ ppe4g2/ ssp/ ccp/ cpf/IRPF/ IRPJ..é a nossa loucura digital que vai detonar mais agora...etc etc...Não é HUMOR CABEÇA no sentido de CHATO...é no sentido inteligente, sacativo...Continue acompanhando e participando...Não vamos deixar que o espírito DO DEBOCHE BRASILEIRO VIRE ZORRA TOTAL. Aí será O FIM DE TUDO.
Postar um comentário