quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A hora e a vez da Rede Record


Ontem foi a estréia de Amor e Intrigas, a nova novela da Rede Record, que pretende surrupiar uns pontinhos do Jornal Nacional. A emissora vem com tudo, e mostra que está aprendendo muito bem a fazer novelas. Numa visão geral, tudo correu como o esperado. Nada de muita novidade. Locações, figurinos, cenários, nada foge à regra; diria até que foram impecáveis. Mas a grande diferença para as grandes produções (entenda-se Globais) são dos detalhes:

A primeira cena foi linda. Um plano geral da cidade de Ouro Preto, centro histórico de Minas Gerais. E logo na continuação, minha primeira decepção – um plano aberto, de uma pessoa que eu nunca vi, saindo não sei de onde, indo pra outro lugar que eu também desconheço. Só no meio da seqüência pude identificar que se tratava Vanessa Gerbeli saindo de casa e indo ao trabalho. Primeira vez que eu, e todos, vemos essa personagem. Não estamos habituados com ela, com seu núcleo, nem seu espaço. É conveniente mostrar de quem se trata e depois fazer a continuidade artística.

Mudando de cenário, tivemos um insert gráfico que "pulava" na tela. À primeira vista, pensei que fosse interferência no meu televisor (aqui em casa venta muito), mas no próximo insert, constatei que é um caso à parte: o gráfico mais mal construído que eu já vi.

O discurso retórico insiste em reinar na emissora, a mesmo questão que eu levantei em Caminhos do Coração, a pouco tempo no ar. Cenas clichês, muito longas, ou sem sentido. Personagens falando muito tempo sozinhas, em devaneios, mostram um certo vazio na essência da ação - dando a impressão de que a trama ainda não está bem estruturada.

São esses detalhes que definem quem manda e quem obedece na estética televisiva. Não adianta reclamar do Império Global. Uma coisa é querer mandar, outra é poder mandar. E não há como negar que, nisso, a emissora carioca tem a excelência. Mas acredito que, logo logo, se a rede do Bispo Macedo continuar nesse ritmo, a liderança da TV Globo deixa estar ameaçada para não existir mais. Boa sorte, Record!

Um comentário:

Unknown disse...

Úia!! hehehe
Adooooro esses seus textos!! hehe
Essa coisa, lindo aqui...péssimo ali!! hauhuah
A Record realmente tá evoluindo, não é de hoje, isso é fato! Resta saber se ela vai segurar essa barra, né?!?!
hehe
Vamos ver, torço pela Record, como sempre digo, das novela que mais gostei até hoje, poucas são da Globo. Cito SBT e Record como minhas preferidas...o problema tbm é o preconceito voltado pra essas outras emissoras...povinho sem cultura...hauhuahauhuahu
De qualquer forma...vamos ver no que dá e, como vc disse, boa sorte pra Record!! ;)
Bjosss